5 Dicas para blogueiros iniciantes


Quando eu decidi criar um blog, a coisa que mais me fez falta, foi ter alguém que me desse dicas do que fazer ou não fazer na blogosfera, e por isso, eu cometi muitos erros estúpidos. Por exemplo, quando comecei a blogar não sabia direito nem o que era plágio...
 Mas enfim, voltando ao post: por conta dessa falta de dicas (que realmente valham alguma coisa) na internet, eu resolvi fazer esse post, pra que vocês não cometam erros bobos, mas que podem queimar o seu filme feio na rede.



 Fale sobre o que você gosta, não sobre o que você acha que vai fazer sucesso. Por exemplo, se você se amarra em HTML, mas acha que escrevendo sobre moda, você vai fazer seu blog crescer mais rápido, tenho uma notícia pra te dar, não, seu blog, não vai se desenvolver nem um pouco. Porquê isso é um fato: você só faz direito o que realmente gosta, portanto se você ama HTML faça um blog de tutoriais, ou se adora moda, escreva sobre tal coisa, e assim vai, só não se esqueça, escreva sobre o que você realmente se interessa.

 Escreva sobre o que você entende. É um fato que blogs de bons tutoriais fazem quase sempre um megassucesso, mas se você não entende nada sobre o assunto não se arrisque a escrever sobre ele. A não ser é claro que você se interesse em pesquisar, e aprender sobre o tal assunto, caso contrário você vai pagar micos incontáveis. Isso não vale apenas para HTML, mas também pra quem quer escrever sobre moda, cosméticos, culinária, comportamento, esportes...

 Plágio é crime, e você pode sim se encrencar feio. Sem contar que ninguém vai dar créditos a um blog (se é que se pode chamar assim) que copia tudo de outros blogs... Todos vão preferir ler os posts direto da página do blogueiro que o escreveu, e não dos adéptos do Crtl+C , Crtl+V. "Ah, eu copio, mas dou os créditos isso não é plágio". Aaah, é sim. Tudo bem copiar um post daqui ou de lá, dando todos os devidos créditos a pessoa que o escreveu, mas copiar todo um blog mesmo com os créditos é plágio sim! A não ser é claro, que você tenha autorização da pessoa que criou o post, ou desing, pra isso. Mas copiar, mesmo que com autorização não é nada legal, então se você ver um post incrível, ou um desing lindo em algum blog, ao invés de copiar, inspire-se nele, você vai ver o quão melhor vai ser. Além de ninguém poder dizer que você copiou alguma coisa "de tal blog", você ainda vai poder ver algo feito por você, sendo lido, e visto, e quem sabe recebendo elogios?

 Organização é tudo. Seu blog pode ter um desing lindo, e você pode escrever perfeitamente, mas se ele não tiver uma boa organização, seus leitores vão acabar desistindo de lê-lo, afinal ficar perdido não é nada legal, em um blog então... Portanto nada de milhares de gadjets na sidebar. Use no máximo cinco ou seis, e somente os que forem realmente úteis aos leitores. E uma barra de pesquisa pros post é indispensável.

E então as dicas te ajudaram? Espero que sim.
Beijos,

5 comentários:

Anônimo disse...

Kharla, eu conheço essas dicas há alguns séculos e espero q não me leve a mal pelo que vou falar agora, akay? São um pouco batidas essas dicas. Mas, tipo, eu sei q é muito bom reler pra lembrar q tem q dar créditos e escrever sobre oq entende.

Bjinhos, visita?
jeito-inedito.blogspot.com

Kharla Cardoso disse...

@Jeito Inédito, claro que não te levo a mal por demonstrar sua opnião.. é pra isso mesmo que eu criei o MenTeen, pra que todos se sintam a vontade para dizer o que pensam (;
Ainda não vi nenhuma dessas dicas na rede, mas se você diz que já viu...
Realmente, muitas pessoas precisam ler e reler as mesmas coisas pra conseguir entender a gravidade do plágio, e o quão chato é ter as coisas copiadas rs'
Visitei seu blog, e gostei *-*
Beijos,

Anônimo disse...

Otimas dicas .

Oi,
passando pra fazer uma visita.
E convidar pra um concurso que vale um layout exclusivo.

http://iasmincruz.blogspot.com/2011/12/concurso-mega-blog.html

Jackeline Guimarães disse...

Com certeza vai me ajudar muito essas suas dicas, até porque sou um pouco nova na blogsfera. Muito obrigada (: e já estou seguindo aqui.

http://jackiiguimaraes.blogspot.com/

Beijos (:

Paulo Alves disse...

Oi, Kharla,
Estou pesquisando maneiras de como melhorar os acessos em meu blog. Li suas dicas, que são muito valiosas. Valeu!

http://guaranaeturma.blogspot.com

Paulo Alves